“A inovação é arriscada, mas a não-inovação pode ser fatal.”
Philip Kotler
Tempo estimado de leitura: 05 minutos
Bom dia, Investidor (a)!
Veja 5 notícias mais relevantes para começar seu dia!
Copom divulga ata de reunião nesta semana; Leia mais aqui.
Barroso determina exigência do ‘passaporte da vacina’ no País; Saiba mais.
Especialistas defendem que avanço do IPCA não é motivo para desistir de fundos imobiliários; Confira.
Petrobras e outras 12 empresas distribuem dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) na última semana do ano;Leia aqui.
O SUNO Notícias separou ações de cinco empresas que estão mais baratas que o preço de um panetone;Entenda o porquê.
ECONOMIA
Copom divulga ata de reunião nesta semana
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Entre os principais assuntos desta semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgará na manhã desta terça (14) a ata da última reunião do ano, realizada semana passada, que elevou a Selic de 7,75% ao ano para 9,25% a.a.
No documento que sairá amanhã, o mercado deve ficar de olho em indicações do Banco Central sobre a possibilidade de um aperto monetário mais forte para conter a inflação, mesmo que isso traga impactos para a atividade econômica.
Inflação dentro e fora. Além do comunicado do Banco Central brasileiro, o mercado financeiro também ficará de olho na reunião do Federal Reserve, o mantenedor da política monetária americana. Por lá, a preocupação é de intensificação do processo de retirada dos estímulos monetários e quais os passos seguintes.
Mercados aguardam decisão de bancos centrais sobre inflação global
As bolsas mundiais operam predominantemente em alta na manhã desta segunda (13), após fechamento misto das bolsas asiáticas. O principal item no foco dos investidores são os encontros de diversos bancos centrais - em especial, o Federal Reserve americano -, que devem se reunir nesta semana e definir o ritmo de arrocho contra o processo de inflação global. No Brasil, a semana começa com a atualização do boletim Focus.
Na sexta-feira (10), o Ibovespa fechou em alta de 1,38%, aos 107.758 pontos, depois da divulgação de dados do IPCA abaixo da mediana de expectativas do mercado, em 0,95% ante previsão de 1,08%, segundo boletim Focus do período anterior. Entre os realces positivos do pregão, as ações ligadas ao turismo tiveram bom desempenho. Veja os principais destaques.
Já em Nova York (EUA), as sessões na sexta foram marcadas pela volatilidade, enquanto investidores especulavam sobre os próximos passos da política monetária do Fed. No fim, o otimismo foi maior: o Dow Jones avançou 0,60%, o S&P 500, 0,95% e o Nasdaq, 0,73%.
Parcela estimada de indivíduos usando a Internet em 2021. Foto: Statista
O QUE MEXE COM SEU BOLSO HOJE
PANDEMIA
Barroso atende a pedido e determina exigência do ‘passaporte da vacina’ no País
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a pedido da Rede Sustentabilidade e determinou que o governo federal exija comprovação de imunização contra a covid-19, o chamado “passaporte da vacina”, dos viajantes que chegarem do exterior ao Brasil.
A decisão tem caráter liminar e deve ser julgada ainda pelo plenário da Corte. Para Barroso, há urgência para o tema em razão do aumento de viagens no período de fim de ano e pelo risco de o Brasil se tornar um destino antivacina em meio ao surto da variante Ômicron.
Passaporte da vacina. Na semana passada o governo federal editou portaria em que desobrigava os viajantes que chegassem do exterior por transporte aéreo de apresentarem comprovante vacinal. No lugar, os turistas poderiam mostrar teste diagnóstico negativo e cumprir quarentena em isolamento. A aplicação da medida, entretanto, foi adiada.
Especialistas defendem que avanço do IPCA não é motivo para desistir de fundos imobiliários
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Analistas avaliam que, apesar do avanço da inflação, ainda vale a pena continuar apostando em fundos imobiliários e defendem que alguns tipos específicos de FIIs podem até ser beneficiados com esse aumento generalizado de preços.
Para Camila Almeida, sócia-fundadora da Habitat Capital Partners, fundos imobiliários menos expostos à variação do IPCA são os fundos de papel, indexados ao CDI (Certificados de Depósitos Interbancários). Já os fundos de tijolo demoram mais para captar essa variação por serem ativos de menor volatilidade.
Indexação. Para especialistas, o movimento de fuga de locatários do uso do IGP-M como índice de reajuste dos preços de aluguéis em direção ao IPCA deve se manter no futuro próximo. “Primeiro porque o IGP-M, em geral, tende a ser um pouco mais alto que o IPCA e porque tem um pouco mais de posição em dólar”, disse Fábio Idoeta, CFO e diretor de relação com os investidores da Sequoia Properties.
Dividendos. Petrobras e outras 12 empresas distribuem dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) na última semana do ano. Leia tudo aqui.
Bagatela. O SUNO Notícias separou ações de cinco empresas que estão mais baratas que o preço de um panetone. Veja quais.
Diferentões.Fundos imobiliários reúnem investimentos em cemitérios, agências bancárias, instalações hospitalares e empreendimentos do agronegócio. Conheça mais sobre o assunto.
O QUE ACONTECE HOJE
08h25: Boletim Focus;
15h00:Balança comercial semanal;
19h00: Live do Suno Notícias com os principais temas do mercado no dia.
Gostou desta edição? Envie seu feedback respondendo este e-mail e encaminhe para um amigo se inscrever também!
Acompanhe nossas redes
Suno Torre D - Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 Vila Olímpia, São Paulo - SP, 04543-011, Brasil