“Não tenha receio de desistir do bom para correr atrás do ótimo”
John D. Rockefeller
Tempo estimado de leitura: 05 minutos
Bom dia, Investidor (a)!
Veja 5 notícias mais relevantes para começar seu dia!
Quarta onda de Covid-19 na Europa acende alerta mundial; Saiba mais.
IPCA-15 faz preço no mercado em dia de feriado nos EUA;Leia aqui.
Fed fica dividido sobre quando iniciar alta dos juros nos EUA; Saiba mais.
Petrobras (PETR4) divulga plano estratégico 2022-2026; Confira.
Pilotos e comissários de bordo organizam greve por tempo indeterminado. Entenda.
ECONOMIA
IPCA-15 de novembro movimenta o mercado nesta quinta
Foto: Pixabay
O IPCA-15 deve registrar desaceleração ante o mês anterior e saltar 1,14% em novembro, de acordo com a mediana de projeções compiladas pelo Broadcast. O dado será divulgado às 9h desta quinta (25) pelo IBGE. O resultado, entre o piso de 0,86% e teto de 1,23%, marcaria o maior avanço do IPCA-15 para o mês desde 2002. A inflação em 12 meses acumularia alta de 10,70%, contra 10,34% em outubro.
A expectativa do BTG Pactual (BPAC11) é de que o indicador chegue a 1,15% na comparação mês a mês, desacelerando ligeiramente menos do que a previsão da mediana. A Ativa Investimentos, por outro lado, não acredita em um arrefecimento da prévia da inflação e projeta um resultado em estabilidade, de 1,20%.
Vilões da inflação. O BTG vê o número mais contido ser puxado pelos preços de eletricidade, embora os valores dos combustíveis possam compensar em grande parte o impacto. Para a Ativa, a pressão será do grupo de transportes, com a gasolina e o etanol entre os potenciais protagonistas.
Se me dissessem alguns meses atrás que hoje a Europa estaria adotando novos lockdowns para tentar conter uma quarta onda da Covid-19 e o Brasil iniciaria a flexibilização do uso das máscaras, eu não acreditaria. Mas é o cenário que estamos presenciando atualmente: a pandemia de covid voltou ao centro das preocupações dos países europeus.
No dia 4 de novembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta de que a Europa é novamente o epicentro da pandemia. De acordo com a OMS, a piora do continente europeu se deu pelos diferentes níveis de implementação da vacinação. Além da chegada do inverno, que favoreceu a mudança no comportamento da população.
A administração de vacinas em países do sul europeu está em cerca de 80%, mas a relutância freia a distribuição no centro e no leste da Europa e na Rússia - com aproximadamente 34% da população totalmente vacinada -, causando surtos que podem voltar a sobrecarregar os sistemas de segurança de saúde do continente.
Essa piora nos casos tem feito países voltarem a adotar medidas de isolamento social.
Esse texto faz parte do Suno Call Assinantes, mas é disponibilizado toda quinta-feira de forma aberta a todos. Caso queira ter acesso às carteiras recomendadas, relatórios e outros conteúdos exclusivos, clique aqui e aproveite nossas ofertas de Black Friday!!!!
O QUE MEXE COM SEU BOLSO HOJE
Dia de Ação de Graças nos EUA e de IPCA-15 no Brasil
Nesta quinta-feira (18), as bolsas de Nova York estão fechadas para o Dia de Ação de Graças, reduzindo a liquidez dos mercados. Mas por aqui, o dia promete ser movimentado, com a divulgação do IPCA-15, considerado uma prévia da inflação oficial do Brasil.
O Ibovespa abriu em baixa na quarta-feira (24), mas virou e fechou com avanço de 0,83%, de volta aos 104 mil pontos. Teve alívio com a PEC dos Precatórios e carona na alta da cotação das commodities. Veja o que movimentou a Bolsa.
Lá fora, as bolsas americanas fecharam em alta, às vésperas do feriado, com uma bateria de indicadores e divulgação da Ata do Fomc. O S&P 500 avançou 0,23%, aos 4.701,54, e o Nasdaq subiu +0,44%, aos 15.845,23 pontos.
Aumento da obrigatoriedade de vacinação no mercado de trabalho dos EUA. Foto Statista
ESTADOS UNIDOS
Com alta da inflação, Fed vê necessidade de acelerar tapering
Foto: Pixabay
Foi divulgada na quarta-feira (24) a ata da última reunião do Fomc (Federal Open Market Committee). O documento mostrou a preocupação dos dirigentes do Fed com a alta da inflação no país, indicando um aumento de juros caso a expansão dos preços continue.
Na reunião, diversos membros do Fed afirmaram que o Comitê está preparado para ajustar “as medidas necessárias para lidar com as pressões inflacionárias que representam riscos para a estabilidade de preços e para os objetivos empregatícios no longo prazo“.
Projeção: A projeção é de que o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) caia a 2% em 2022, a 1,9% em 2023 e volte a 2% em 2024. A projeção foi revisada para cima, dada a alta mais rápida do que o esperado nos preços dos alimentos e energia, além das pressões inflacionárias impostas pelos ganhos recentes nos salários e gargalos de produção.
A Vittia (VITT3) anunciou o pagamento de R$ 13,95 milhões em juros sobre capital próprio (JCP), referente ao exercício social que se encerrará ao final de dezembro deste ano.
Preço alto da gasolina fez a troca de milhas por combustível disparar 65% em novembro, informa a Smiles (SMLS3).
A Metalgráfica Iguaçu (MTIG3) e a CSN (CSNA3) firmaram um acordo para a combinação das operações das companhias.
Plano estratégico. A Petrobras (PETR4) prevê investimentos de US$ 68 bilhões em plano estratégico para 2022-2026, crescimento de 24% comparado ao ano anterior. Leia mais aqui.
Greve. Pilotos e comissários de bordo da Gol (GOLL4), Latam, Azul (AZUL4), ITA, Voepass e Latam Cargo farão, a partir da próxima segunda (29), uma greve por tempo indeterminado. Saiba mais.
Internacional. A B3 (B3SA3) abriu escritório em Singapura para ampliar presença na Ásia e Oceania. A bolsa brasileira já tem outros 3 escritórios internacionais, em Chicago, Londres e Xangai. Leia aqui.
O QUE ACONTECE HOJE
04h00: PIB da Alemanha (3º trimestre)
09h00: Divulgação do IPCA-15 (novembro);
09h30: BCE publica Atas da reunião de política monetária;
10h30: Discurso de Christine Lagarde, presidente do BCE;
15h00: Reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN);
15h00: Petrobras faz coletiva sobre Plano Estratégico;
19h00: Live do Suno Notícias com os principais temas do dia e o quadro “Quinta com Suno Consultoria”;
Gostou desta edição? Envie seu feedback respondendo este e-mail e encaminhe para um amigo se inscrever também!
Acompanhe nossas redes
Suno Torre D - Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 Vila Olímpia, São Paulo - SP, 04543-011, Brasil