“Seja paciente e ignore modismos. Foque no valor e não entre em pânico.”
Eddy Elfenbein
Tempo estimado de leitura: 05 minutos
Bom dia, Investidor (a)!
Veja 5 notícias mais relevantes para começar seu dia!
Barragem de rejeitos de minério da Vallourec transborda em Minas Gerais; Leia mais aqui.
Bolsonaro diz que Refis para pequenos e médios negócios deve sair até amanhã; Saiba mais.
Latam cancela voos após aumento de casos de covid-19 e influenza; Veja os detalhes.
Crescimento da indústria deve desacelerar em 2022, avalia Inter (BIDI11); Confira os motivos aqui.
Veja os fundos imobiliários mais promissores para se investir em 2022; Saiba mais.
EMPRESAS
Barragem de rejeitos de minério da Vallourec transborda em Minas Gerais
Foto: Reprodução Vallourec
Uma barragem de rejeitos de minério de ferro da Vallourec, conglomerado francês de siderurgia, transbordou na manhã de sábado (8) na cidade de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O Estado enfrenta neste começo de ano fortes chuvas, que já causaram deslizamentos de terra e ameaçam a integridade de outras barragens.
A Defesa Civil do município de Nova Lima informou que o incidente foi causado por um problema no sistema de drenagem da barragem da Vallourec. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há relatos de feridos ou vítimas fatais.
Compartilhado nas redes. Imagens feitas por moradores que circulam nas redes sociais mostram que a lama de rejeitos chegou à pista da BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, o que tem dificultado o trânsito nos dois sentidos. Imagens mostram veículos arrastados pela força da correnteza.
Mercados globais estão atentos a sinais da inflação nos EUA
As bolsas mundiais amanheceram sem direção única nesta segunda-feira (10) à espera de mais dados sobre a inflação americana nesta semana. Amanhã é aguardada fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e na quarta deve ser divulgado dados sobre o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Ambos devem dar pistas sobre a postura do banco central americano com o aperto monetário. No Brasil, o reajuste prometido a servidores públicos e os atritos entre o diretor da Anvisa, Antônio Barra Torres, e o presidente Jair Bolsonaro devem segurar as atenções do dia por aqui.
No último pregão, sexta-feira (7), o Ibovespa avançou 1,14%, aos 102.714 pontos. Entretanto, os ganhos não foram suficientes para cobrir as perdas da semana que terminou 1,16% no negativo. Confira aqui os principais destaques.
Em Nova York, os principais índices fecharam em baixa, em reação aos dados do emprego americano e antecipando possível impacto para a política monetária do Federal Reserve. Na sexta-feira, o Dow Jones recuou 0,01%, o S&P 500, 0,41% e o Nasdaq, 0,96%.
Os custos globais dos desastres naturais em 2021. Foto: Statista
O QUE MEXE COM SEU BOLSO HOJE
POLÍTICA
Bolsonaro diz que Refis para pequenos e médios negócios deve sair até amanhã
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (8) que – entre as saídas para os débitos de micro, pequenas e médias empresas – o governo trabalha para editar uma medida provisória ou uma portaria nos próximos dias para tratar do Refis (parcelamento de dívidas tributárias).
Por recomendação do Ministério da Economia, Bolsonaro vetou nesta semana o projeto que criava o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no âmbito do Simples Nacional (Relp), com desconto em juros e multas e parcelamento em até 15 anos.
Indisposição com o Congresso. Parlamentares já avisaram ao presidente que vão trabalhar para derrubar o veto ao Relp quando o Congresso Nacional retomar as atividades, após o recesso de fim de ano. A reabertura do programa poderia permitir a renegociação de R$ 50 bilhões em dívidas.
Latam cancela voos após aumento de casos de covid-19 e influenza
Foto: Pexels
A Latam confirmou neste domingo (9) o cancelamento de várias dezenas de voos, domésticos e internacionais, devido ao aumento de casos de covid-19 e influenza na população em geral. A medida afeta cerca de 1% dos voos domésticos da companhia aérea.
A empresa disse lamentar o cancelamento e solicitou aos passageiros que verifiquem o status do voo antes de se dirigirem ao aeroporto. A companhia reforça a necessidade de uso de máscara em todos os voos e lembra que alguns destinos podem pedir teste PCR da covid-19, bem como comprovante de vacinação contra a doença.
Mais de uma. A Latam não é a única a sofrer com a disseminação de vírus. Na sexta-feira, 7, a Azul (AZUL4) também teve de cancelar voos devido ao aumento de casos de influenza e covid-19, também entre integrantes da tripulação das aeronaves. Já a Gol (GOLL4), emitiu um alerta devido ao aumento de casos de influenza e covid-19 entre funcionários.
Mais caro. Crescimento da indústriadeve desacelerar em 2022 por causa de aumento dos juros, encarecimento da energia e incertezas, avalia Inter (BIDI11). Leia o relatório aqui.
Fundos imobiliários. Veja os setores mais promissorespara se investir em 2022. Confira os detalhes.
Saúde. Médicosda capital São Paulo avaliam possibilidade de greve nesta semana por condições de trabalho. Leia a matéria completa.
O QUE ACONTECE HOJE
07h00: Taxa de desemprego na Zona do Euro;
08h25: Boletim Focus;
12h00: Níveis de estoques em novembro nos Estados Unidos;
15h00:Balança comercial semanal do Brasil
19h00: Live do Suno Notícias com os principais temas do mercado no dia.
Gostou desta edição? Envie seu feedback respondendo este e-mail e encaminhe para um amigo se inscrever também!
Acompanhe nossas redes
Suno Torre D - Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 Vila Olímpia, São Paulo - SP, 04543-011, Brasil